quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Sombrinha, 53 anos de samba

Sambista é ex-parceiro de Arlindo Cruz e fundador do Fundo de Quintal
E hoje é aniversário de um grande sambista do nosso país: Montgomery Ferreira Nunis, o popular Sombrinha, que além de cantar e compor é um músico de primeira - cavaquinista, bandolinista e violonista.

Começou sua carreira cedo como autodidata - teve sua iniciação musical em um violão de 7 cordas nas rodas de choro organizadas por seu pai - e aos 18 se profissionalizou e gravou com Baden Powell e Originais do Samba.


Foi um dos fundadores do Grupo Fundo de Quintal, do qual fez parte até o começo da década de 90. Após a saída do grupo, lançou dois discos solo, "Sombrinha" e "Pintura na tela". Os discos não obtiveram o sucesso esperado e permaneceram esquecidos por grande parte do mundo do samba.

Com o insucesso dos dois discos solo, fez dupla com seu fiel parceiro Arlindo Cruz, que ao seu lado compôs mais de 100 sambas. Pérolas como
O show tem que continuar, Alto lá, Seja sambista também Malandro sou eu, dentre muitas outras. Não se sabe até hoje qual foi o motivo da separação da dupla, mas ambos seguiram seus caminhos bem sucedidos no mundo do samba.

Após o fim da dupla em 2003, Sombrinha lançou o disco solo "Derramando alegria". Todas as canções do disco são de sua autoria com parceiros como Luiz Carlos da Vila e Rubens Gordinho. O disco ainda conta com participações de Diogo Nogueira, Gabriel O Pensador e Alcione.

Fica aqui a homenagem do Samba da Fonte ao grande músico, cantor e compositor Sombrinha.





Ouvir disco "Derramando Alegria" : http://www.sambaderaiz.net/derramando-alegria-sombrinha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário